Como ter mais mais segurança jurídica e prevenir riscos na compra de um imóvel?

Uma situação muito comum quando se pensa em negociar um imóvel é a ideia de que para um bom negócio basta você encontrar um bom preço e assinar a “papelada” e que não existiriam riscos na compra do imóvel.

Essa visão, entretanto, é ultrapassada e não atende aquelas pessoas que desejam realizar uma negociação com o maior grau de segurança possível.

O fato é que mesmo quando tudo parece estar em ordem, existem problemas que podem surgir até mesmo anos depois da compra do imóvel.

1. O que pode ser feito para ter mais segurança na compra de um imóvel?

O negócio imobiliário, como todos os negócios, envolve riscos sendo sempre recomendável a análise da documentação, em especial aquela envolvendo as partes, o imóvel e o contrato.

Muitas pessoas não sabem mas os advogados podem ajudar, prestando serviços especializados nesta área. Em especial:

1.1 Assessoria Jurídica para a negociação:

Através da consultoria será realizada a análise do contrato que as partes assinarão para concretização do negócio, verificando possíveis riscos no contrato, se os ajustes estão de acordo com as expectativas do cliente e apresentando sugestões de soluções conforme o caso concreto.

É muito importante, pois as cláusulas contratuais definirão os riscos, garantias e consequências do seu negócio. É a maior base para o sucesso da sua negociação.

Através desta análise e orientação técnica especializada será possível obter mais mais segurança jurídica e prevenir riscos na compra de um imóvel.

1.2 Auditoria Imobiliária (Due diligence)

A Due Diligence ou Auditoria Imobiliária, consiste em um procedimento preventivo de análise de informações e documentos relacionado ao imóvel e aos vendedores.

Através desta análise buscamos identificar possíveis dívidas e riscos que possam interferir no seu negócio ou gerar ônus futuro. É muito importante também para prevenir fraudes e gerar maior segurança na concretização de negócios imobiliários.

Este serviço em geral abrange:

– Levantamento e análise de certidões e documentos dos vendedores e do imóvel objeto do contrato.

– Levantamento e identificação de possíveis riscos visando evitar possíveis fraudes ou nulidades.

2. Conclusão:

De fato, por lei, todos sabemos que não há exigência da atuação do advogado nas negociações imobiliárias.

Alguns poderiam pensar que a contratação da assessoria jurídica para o negócio seria “um custo a mais” a ser evitado.

Mas na verdade, um cuidado maior hoje, proporciona maior segurança jurídica na negociação, prevenindo fraudes, irregularidades e outras possíveis dores de cabeça com a negociação.

Na verdade, quem pensa que é um custo desnecessário ou alto é porque não faz ideia do quanto irá pagar se tiver problemas futuros e não se deu conta de que até mesmo pode perder o próprio imóvel por conta do risco assumido por dispensar maiores cautelas no momento devido.

Assim, a prevenção pode ser um excelente investimento, não somente sob esse ponto de vista financeiro mas também para sua tranquilidade.

O Escritório Dornellas e Oliveira Advocacia é especializado em demandas envolvendo direito imobiliário e consumidor, por isso somos referência nacional nesse nicho de atuação.

  Clique abaixo para mais informações e conte conosco.

Artigo elaborado por Dornellas e Oliveira Advogados 

– Advogados especialistas em demandas envolvendo consumidor imobiliário em todo Brasil.

Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Tel/whatsapp: (19) 98122-3111  | 98122-3111

+ 20 EM SOLUÇÕES JURÍDICAS

A DORNELLAS & OLIVEIRA ADVOCACIA E CONSULTORIA conta com profissionais qualificados, com mais de 20 anos de experiência e prontos para lidar com qualquer tipo de demanda relacionada a consumidor imobiliário.

Sabemos da sua dor e entendemos suas preocupações e expectativas, afinal, a compra de um imóvel é uma das maiores conquistas na vida da maioria das pessoas.

Portanto, conte com nosso empenho e faça parte da nossa história de casos bem sucedidos.

Leia Mais